Marketing de Busca: A importância de um site otimizado para buscadores

MARKETING DE BUSCA

A IMPORTÂNCIA DE UM SITE OTIMIZADO PARA BUSCADORES

 

Autoria: Felipe de Camargo Coradin
Orientação: Aldin Freitas

Resumo:

Com a globalização e o fácil acesso a novas tecnologias, a informatização está tomando conta do mercado. Os seres humanos estão cada vez mais conectados e mais dependentes da internet. Hoje a internet é a principal ferramenta para disseminação e compartilhamento de conhecimento, informações e dados. Este cenário indica uma mudança nos conceitos de comunicação, forma de interação e desenvolvimento da sociedade e organizações. Motores de busca proporcionam de uma maneira muito rápida e assertiva o acesso a informações, impactando diretamente no cotidiano de cada pessoa, onde os hábitos de consumos acabam sendo alterados com facilidade, modelos de negócios e até mesmo influenciando diretamente no poder de barganha do consumidor. Assim surge a necessidade das empresas estarem introduzidas e bem vistas no mercado digital. O papel da otimização de sites para marketing de busca é essencial para o sucesso ou o fracasso de uma marca ou produto na web, onde as empresas precisam estreitar o relacionamento com os seus clientes e apresentar de forma clara e rápida seus produtos. Desse modo, serão apresentadas as melhores práticas e conceitos para otimização de um site para motores de busca, com o objetivo de aumentar o número de visitantes para o website otimizado.

Palavras-Chave: SEO, Search Engine Optimization, Marketing de Busca, Marketing Digital

INTRODUÇÃO

Com a evolução contínua e acelerada da internet, diversas rotinas cotidianas foram facilitadas, assim impulsionando diretamente  no conhecimento e no rápido acesso a informação. A internet concentra o maior acervo de informações da história humana, por dia milhões de bytes são gerados. Para Reedy (2007, p. 101) a Internet: “é uma  rede  mundial  de  computadores,  possibilitando  que  milhões  de  pequenos computadores compartilhem entre si informações e diversos recursos de comunicação, banco de dados e transações”. Devido a esse expressivo número de informações geradas diariamente, é praticamente impossível  filtrar e garantir a qualidade dos conteúdos. Não  existe  uma  regra  clara  ou  política  que  padronize  o  envio  de  novas informações  para  web.  Com  o  avanço  das  tecnologias,  diariamente  são  criadas ferramentas com um único objetivo, de garantir a qualidade da publicação de conteúdo,
garantindo o fácil acesso a mesma, por meio dos buscadores. Sendo assim, para extrair o maior proveito e a qualidade das informações, sempre pensando na satisfação do usuário é necessário criar medidas e diretrizes que validem a criação de conteúdos eletrônicos.

O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da  Web.  Consiste  em  um  consórcio  internacional,  agregam  empresas,  órgãos governamentais  e  organizações  independentes  com  a  finalidade  de  estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdo. Todos os sites devem ser validados no W3C, para respeitar os padrões impostos de acessibilidade, caso o site não seja validado, usuários podem enfrentar dificuldades no acesso e até mesmo o site ser removido dos indexadores de busca.

É notável que o sucesso de um site esteja na qualidade dos serviços oferecidos, não somente pela estética e sim também pela navegabilidade e o fácil acesso as
informações. Os usuários acessam um site pelo motivo de encontrar informações disponíveis ou assuntos do interesse, porem só retornam ao site quando identificam algum valor agregado, como uma fácil navegação e assuntos de qualidade. Ferreira e Nunes (2008).

Os sinais de um site de baixa qualidade são percebidos pelos usuários, e podem ser facilmente detectados analisando os gráficos gerados por programas que controlam e tabulam os visitantes, exemplo do Google Analytics. É dever do administrador ou da empresa responsável pela manutenção dos serviços online, buscar sempre a melhoria dos atributos que envolvem a qualidade, não podendo limitar-se apenas para as necessidades dos usuários, mas sim para também agregar valor ao negócio no geral, obtendo uma vantagem estratégica com o site de fácil uso. Sendo assim, sites funcionais são considerados pré-requisitos essenciais.

O valor agregado percebido de um site e o conjunto de fatores, demonstram qual é o real valor que um usuário conquista utilizando determinado site. Estes aspectos muitas vezes determinam as decisões que os usuários tomam quando não encontram o que procuravam, na maioria das vezes os usuários procuram outro site para satisfazer as suas necessidades.

Interfaces web com fácil acessibilidade contemplam a eficiência e a eficácia com o relacionamento do usuário final. A tecnologia deve sempre estar alinhada com as necessidades dos  usuários,  sendo  o fator decisivo  para  manter o  equilíbrio  das expectativas.

Devido ao sucesso dos buscadores, o procedimento denominado Search Engine Optimization (SEO), tem como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa. A utilização do conceito de SEO está estabelecido no mercado, empresas estão aproveitando a oportunidade para criar valor à sua marca, divulgar seus produtos e serviços, consequentemente lucrando mais, pelo fato de serem localizados entre os primeiros resultados de busca, quando um usuário procura um produto ou serviço nos buscadores, ficando assim a frente de seus concorrentes.

MOTORES DE BUSCA: PODER E IMPORTÂNCIA

Motores de busca, popularmente conhecidos como buscadores, são ferramentas que auxiliam as pessoas nas buscas de informações na internet, como sites de
notícias, artigos acadêmicos, imagens, musicas, filmes, um leque que abrange diversos segmentos. Buscadores são sistemas designados para buscar informações desejadas.

Sendo assim, quanto mais relevante for o resultado apresentado pelo buscador e quanto mais veloz ele trazer esse resultado mais útil se torna. Gabriel (2012).
O primeiro buscador web criado foi o Archie, em 1990. Por um estudante da McGill  University  de  Montreal,  chamado  Alan  Emtage.  O  programa  tinha  um funcionamento simples e limitado, copiava todas as listas de diretórios localizados em sites de FTP público. Assim, uma base de dados era criada com todos os nomes dos arquivos no diretório, consequentemente os arquivos podiam ser buscados. Como as informações não eram massivas não foi necessário indexar o conteúdo, pois a busca podia ser feita manualmente. A criação do estudante Alan Emtage, não é exatamente como os atuais buscadores que usamos no dia-a-dia, a ferramenta de busca com as características  das  utilizadas  hoje em dia  foram  idealizadas  por Gray em 1993, denominada Wandex. Esse foi o primeiro programa a indexar e pesquisar no índice de páginas Web. LEDFORD (2008)

Com o crescimento da web de forma acelerada, a complexidade foi tomando conta e as tecnologias das buscas evoluíram. Assim foram surgindo diversos outros sites de busca. Em 1994 o Yahoo foi o primeiro buscador a fazer sucesso. Diversos outros surgiram e desaparecem da web. Em 1998 o buscador do Google foi lançado, onde até a presente data é o líder absoluto no mercado, no Brasil e no mundo. Vaz (2010)
Mecanismos de buscas são um sucesso, uma pesquisa realizada pela Pew Internet mostra que 92% das pessoas que utilizam a rede de computadores, utilizam o sistema de busca online, onde 87% das pessoas afirmaram que encontram a informação que precisavam.

O Google por si só modificou de forma substancial a maneira como o mercado lida com a informação, empresa que atualmente explora diversos segmentos online. Como  publicidade,  mapas,  redes  sociais  e  celulares.  Google  é  considerado  um complexo  algoritmo  matemático  organizador  de  informações  das  mais  diversas, conseguindo reunir em um único local todas as informações que são inseridas na web, apresentando  quando  requisitadas,  de  forma  organizada  e  relevante  todas  as informações e questionamentos que fazemos ao buscador. Fundado em 1996 por Larry Page e Sergey Brin, com o projeto de doutorado da Universidade de Stanford. O projeto se chamava BackRub com objetivo de melhorar a forma como os sites de busca classificavam os resultados, reduzindo ao máximo o tempo que os internautas levavam para encontrar alguma informação que buscavam. O nome Google surgiu de uma derivação da palavra Googol, criada pelo matemático Edward Kasner para definir um número muito grande. A ideia inicial dos criadores era chamar o buscador de Googol,
mas ao receber o primeiro cheque de um investir o mesmo entendeu que o nome da empresa era Google. Com isso Larry e Sergey resolveram mudar o nome e definir que seria Google.

As buscas por informações em sites passaram a ser parte do cotidiano das pessoas. Segundo dados do site Info Abril, “todos os dias, mais de 3 bilhões de buscas são realizadas por usuários do Google em todo o mundo. Desse total, 15%, ou 450 milhões, são combinações de palavras inéditas, nunca antes digitadas no sistema.”
O Google rastreia 20 bilhões de sites todos os dias, no total de 100 petabytes de informações armazenadas em seus servidores, os dados arquivados equivalem a um filme em DVD com duração de quatro mil anos. Segundo  Torres    (2009,  p.38)  internet  é     “uma  rede  de  pessoas,  não  de computadores. O consumidor está inserido em um ambiente, um habitat, que deve ser entendido para poder ser trabalho”.

SEARCH ENGINE OPTMIZATION (SEO)

Search Engine Optimization – (SEO) é a otimização que busca as primeiras posições nos motores de busca na internet, de forma orgânica, ou seja, sem que o
usuário precise pagar para a empresa responsável pelo buscador. Torres, (2009)

O SEO está evoluindo constantemente, exigindo estratégias novas e criativas para manter-se bem visto e posicionado no gigante das buscas. Com a evolução, práticas de SEO que até então eram aceitáveis, agora se tornaram inadmissíveis, acarretando riscos de penalização junto ao Google. Penalização esta que resulta na perda de posição nos resultados de pesquisa e até mesmo a desindexação de todas as páginas da busca do Google.

A ética é fator determinante para o sucesso do SEO. Para Gabriel (2012, p. 59), “o mecanismo de busca procura constantemente aprimorar e refinar os cálculos e as regras por trás dos seus métodos e algoritmos de indexação e posicionamento para evitar que haja manipulação inadequada”, visando assim garantir a qualidade do conteúdo que os usuários procuram.

Diversas mudanças foram incorporadas pelo Google nos últimos dois anos, o que para a indústria online foi um resultado devastador. Em aproximadamente dois anos o Google implementou mais de 500 atualizações que impactaram diretamente no SEO. As duas mais temidas foram nomeadas como Panda e Penguim, resultando em quedas acentuadas de visitas provenientes dos resultados de busca do Google.

Uma das regras básicas e mais importantes que são consideradas boas práticas de SEO é sempre escrever conteúdo de alta qualidade que fidelize o seu visitante e nunca copiar um conteúdo, pois o Google consegue identificar cópias e penaliza o site, consequentemente perdendo posições nos resultados. Outra ação recomendada é a criação e o estudo de boas palavras-chave, links amigáveis e meta descrições com referência ao conteúdo.

Segundo  Souza,  Soila,  Santos   (2010),  otimizações  de  SEO  consistem  em “Presença da palavra-chave no domínio/endereço do site, densidade da palavra-chave no texto da página, utilização do código NEGRITO para dar relevância na palavrachave, usar a palavra-chave no título, inserir a palavra-chave nos cabeçalhos, ou seja, definir a hierarquia de títulos e subtítulos, nas imagens da página inserir a palavrachave nos campo de códigos.”

Para Gabriel (2012), boas práticas de SEO são: preencher sempre as principais palavras-chave relevantes para o conteúdo; completar informações de descrições; criar o endereço da página utilizando palavras-chave no título; e, sempre utilizar conteúdos autênticos e do perfil do usuário do site.

Otimização Orgânica versus Links Patrocinados

Como conseguir ficar nas primeiras posições de resultados de pesquisa do Google, sem utilizar os links patrocinados, conhecidos como Google Adwords? Isso é possível com um trabalho bem elaborado, seguindo regras e sempre utilizando o bom senso na web. Para Gabriel (2012), “SEO requer tempo e paciência, pois depois de otimizado,  um  conteúdo  pode  demorar  muitos  dias  para  ser  indexado  pelos buscadores, pois a sua indexação depende de quando o buscador visitará novamente a página ou o conteúdo para reavaliá-los.”

Na imagem a seguir foi realizada a busca pela palavra-chave Software de Gestão. Como pode ser percebido pelo destaque em verde do quadro, os três
primeiros anúncios da página são resultados provenientes de links patrocinados, intermediados pelo sistema do Google denominado Google Adwords. Como também na barra lateral apareceram mais seis resultados pagos. Já no destaque em azul, ficaram posicionados os resultados orgânicos de pesquisa, sem custo. O Google sempre identifica os resultados que são pagos com a escrita em amarelo antes do início de cada anúncio, com o objetivo do usuário final saber que aquele resultado está ali devido a uma publicidade paga, não sendo considerado um resultado orgânico. Mas vale  ressaltar  que  os  anúncios  pagos,  principalmente  os  três  primeiros,  são extremamente relevantes de acordo com a busca do usuário, pois o Google Adwords faz um filtro de relevância entre o anúncio, porcentagem de cliques e taxa de rejeição, ou seja, se o usuário que clicou no anúncio e voltou ao buscador refazer a pesquisa, conclui-se que o resultado anterior não foi satisfatório. Com isso foi necessário voltar o Google e refazer a mesma busca.

Com essa análise o Google consegue saber se o site e o resultado final foram relevantes para o usuário e atribui uma nota para o anunciante, podendo ser rebaixado de posição, mesmo pagando para aparecer entre as primeiras posições.

 

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Figura 1 – Buscador do Google Palavra-Chave Software de Gestão

Fonte: Buscador do Google Analytics (2014)

Baseado na tecnologia de EyeTracking, nas páginas de resultados de busca,100% das pessoas olham as primeiras linhas dos resultados de busca e depois começam analisar o restantes da página, formando uma espécie de triangulo invertido que forma as áreas “quentes” de visualização de busca. Áreas esta que são as preenchidas por anúncios pagos nas redes de busca. Gabriel (2012) Na área do triângulo a visibilidade cai rapidamente no posicionamento orgânico, iniciando em 100% para a primeira posição, diminuindo para 85% para o final da área visível da página no navegador e então caindo de forma acentuada em 50% após o ponto de rolagem de página e chegando por fim em 20% nos últimos resultados. No top 10 da lista orgânica os resultados são:

 

Posições 1, 2 e 3 100%
Posição 4 85%
Posição 5 60%
Posição 6 e 7 50%
Posição 8 e 9 30%
Posição 10 20%

Tabela 1: Porcentagem de visualização de clique em resultados do buscador
Fonte: SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca (Martha Gabriel, 2012)

Indexação

A indexação é de extrema importância para fins de recuperação de informação. O conceito da indexação de Website está relacionado ao processo de gerar um conjunto de índices ou indicações ordenada, para auxiliar a localização de informações específicas.  Por  meios  tecnológicos,  buscadores  da  web  utilizam  sistemas  para rastrear diversos sites, que estão habilitados e autorizados para serem rastreados e indexados em buscadores.

O  processo de indexação  do Website  pode ser feitos de duas maneiras, automatizada  através  dos  sistemas  de  varreduras  dos  buscadores;  ou,  pelo desenvolvedor do site. Esse procedimento é crucial, pois o mesmo irá classificar o conteúdo e disponibilizá-lo na web, de acordo com o seu nicho de mercado.

Link Building

Link Building é o nome dado para a estratégia de conseguir links para a página, com o objetivo de aumentar sua relevância. Todas as ações externas ao site ajudam na construção do link building, que é um dos pilares para as práticas de SEO. Cada link em uma página diferente funciona como um voto, ou seja, quando isso ocorre, os buscadores entendem que seu site é relevante, pois outro site indicou o seu conteúdo inserindo o link. Porém, não adianta inserir o link em sites de baixa qualidade, pois essa atividade pode ser interpretada como spam pelos buscadores, a fim de tentar manipular os resultados.

As principais técnicas para construção do link building são: ações em mídias sociais; programas de afiliados; ser citado em grandes portais; e, principalmente a geração de conteúdo relevante, onde gere discussões para que as pessoas falem sobre o seu assunto e espalhem pela web.

Fatores de Ranking

Avaliando e comparando as páginas da web, os sistemas de busca trabalham a partir de diferentes programações ou algoritmos, com a importância definida para cada elemento interno e externo, assim conseguindo definir que cada página existente na web possa ser diferente. O desempenho de uma página na web nos resultados de busca é determinado pela maneira como os elementos da página satisfazem os critérios pré-definidos pelo buscador. É estimado que exista centenas de critérios diferentes para definir a relevância de um site, onde cada critério é atualizado constantemente, ou seja, um site bem posicionado hoje não garante que estará nas primeiras posições amanhã. Nenhum sistema de busca revela seus próprios funcionamentos internos ou as  características  que  levam  um  site  ficar  bem  posicionado.  Porem  os  fatores fundamentais são conhecidos por desenvolvedores web, e garantem que o site seja
devidamente indexado. Sirovich (2007).

O ranking torna-se de grande importância em uma pesquisa realizada na web. Inicialmente  os  fatores  que  influenciam  o  posicionamento  dos  sites  eram
desconhecidos, mas com o passar do tempo foi possível identificar alguns critérios de avaliação adotados com longos estudos e testes. Mais de 200 fatores definem o posicionamento de uma página nos resultados dos motores de busca. Teixeira (2008).

Palavras-Chave

Palavras-chave são utilizadas para indexar, relacionar e encontrar uma página na web, pois quando um usuário faz uma busca ele digita as principais palavras-chave relacionadas ao tema de assuntos específicos. Utilizando palavras-chave populares e eficientes ajudam a garantir o sucesso de um site, pois é uma forma de assegurar que o site estará disponível para seu público-alvo. Utilizando as palavras-chave corretas, a base dos visitantes será composta pelos usuários que procuram exatamente pelo que o site oferece. (Kent, 2006)

Escolher as palavras-chave corretas é um dos fatores determinantes para definir o sucesso de um site. Existem diversas maneiras de realizar o mesmo, analisando quais palavras ou termos as pessoas usam com maior frequência ao buscar na web. Podendo ser feito um brainstorming, analisando e identificando as palavras óbvias e similares. Analisar sites dos concorrentes diretos é uma prática comum. Uma das melhores ferramentas para esta análise é o MOZ (moz.com), onde é possível analisar o site, tráfego de visitas, palavras-chave entre outras informações.

Um conceito relevante que deve ser levado em consideração é referente a quantidade de vezes que uma única palavra-chave aparece em um site, em relação ao total de palavras que estão presentes. Se a repetição desta palavra-chave for muito alta, os sistemas podem identificar que a página foi criada com o intuído de burlar o sistema de posições orgânicos para chamar atenção, podendo ser penalizada e se for muito baixa pode ser considerada irrelevante para o assunto em questão. (Kent, 2006)

METODOLOGIA

A  metodologia  utilizada  para  a  realização  deste  estudo  foi  uma  pesquisa qualitativa de estudo de multicascos, com análises de dados secundários, amostragem não probabilística intencional.

Foram analisados cinco websites de diferentes segmentos. Todas as empresas já possuíam sites, mas nenhum deles com um trabalho de otimização para motores de busca. O objetivo é demonstrar graficamente o aumento do número de visitas nos websites. O estudo foi realizado em diferentes períodos de tempo, com uma análise mínima de três meses por caso.

Todo o material foi analisado através do Google Analytics, sistema de livre acesso do Google, onde um código de monitoramento é inserido em cada página do website otimizado, sendo possível rastrear diversas informações sobre o usuário, como dados demográficos, geográficos, páginas mais acessadas, tempo médio gasto no site entre outros dados estatísticos.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Cinco websites foram analisados e estudados com o objetivo de conquistar melhores posições no buscador do Google e também aumentar o número de visitante e páginas  acessadas  em  seus  websites.  Em  razão  de  preservar  o  direito  de confidencialidade das informações, a empresa que corresponde ao item 5.4 e 5.5, concordaram em participar deste estudo sem a divulgação do seu verdadeiro nome, assim estão representadas com os pseudônimo, “Empresa X” e “Empresa Y”.

SiteCS

O SiteCS é o portal do famoso jogo de computador Counter-Strike, o site é considerado hoje um dos maiores sites do gênero no Brasil. O trabalho de otimização SEO foi iniciado em maio de 2013, onde o site foi totalmente modificado para atender as regras SEO, a estrutura de links foi repensada, conteúdo específicos foram criados para atrair visitantes e a organização dos menus e palavras-chave foram definidas de acordo com o público do site. Onde também, o tempo de carregamento do site diminuiu pela metade, com a redução de imagens, e melhorias no servidor de hospedagem. Antes das modificações o site demorava aproximadamente 10 segundos para o total carregamento, após o trabalho finalizado o tempo de carregamento ficou em 5 segundos.

Após três meses com as técnicas de SEO aplicadas, o site demonstrou um crescimento acentuado conforme pode ser visto no gráfico abaixo, com um aumento nas visitas em 80%.

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Figura 2 – Relatório de visão geral do público-alvo

Fonte: Google Analytics (2013)

Com o trabalho já finalizado apenas uma palavra-chave foi responsável por 20% do tráfego direcionado para o site, proveniente do buscador Google. Este resultado enfatiza a importância de estar entre os três primeiros resultados. A Palavra que alcançou este número positivo foi a CS, que é a abreviação para o jogo Counter-Strike. Conforme pode ser visto na figura a seguir, ao buscar por CS no Google o primeiro resultado que aparece é o site otimizado.

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Figura 3 – Buscador do Google, palavra-chave CS

Fonte: Buscador Google (2014)

NMS

O segundo site ser otimizado foi o site da NMS, empresa prestadora de serviços com foco em software de gestão. O trabalho foi iniciado em janeiro de 2013, onde o site foi reformulado, modificadas as estruturas de links, títulos das páginas, programações dos códigos fontes e a diminuição do tempo de carregamento das páginas, sendo este um dos fatores determinantes para o sucesso das práticas de SEO. O site teve um aumento expressivo nas visitas, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, inicialmente o site contava com aproximadamente 60 visitas por dia, aonde em certas datas chegou à atingir 120 visitas por dia, mantendo a média de 80 visitas.

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Figura 4 – Relatório de visão geral do público-alvo

Fonte: Google Analytics (2013)

ATC

O terceiro trabalho de otimização SEO realizado foi no site da Academia de Tênis Coradin, com o objetivo de atrair mais visitantes e principalmente conquistar novos clientes. Conforme imagem abaixo, o site mantinha o mesmo número de visitantes por um grande período de temo de 01/04/2013 a 31/12/2013, com a otimização SEO, o site conquistou a primeira posição em diversas palavras-chave do seu segmento de atuação, vale reforçar que essa primeira posição é proveniente dos resultados de busca orgânicos, onde não foi realizada nenhuma campanha de links patrocinados.

Conforme demonstra o gráfico abaixo, o resultado positivo é nítido, o site passou a ter mais acessos e consequentemente o número de clientes aumentou.

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Figura 5 – Relatório de visão geral do público-alvo

Fonte: Google Analytics (2014)

Empresa X

A quarta empresa analisada foi a Empresa X, com o projeto de SEO iniciado em 13 de dezembro de 2013, a empresa tinha como principal objetivo fortalecer a marca na internet e conquistar uma posição melhor nos resultados de pesquisa orgânicos do Google. Com as regras de SEO adicionadas e a melhoria finalizada, o site da empresa conquistou um melhor posicionamento no Google, assim ganhando maior visibilidade na web.

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Figura 6 – Relatório de visão geral do público-alvo

Fonte: Google Analytics (2014)

Empresa Y

O último site analisado foi a Empresa Y, com o principal objetivo de aumentar o fluxo de visitantes em seu site. As customizações de SEO foram iniciadas em 01 junho de 2013, e surgiram efeitos em poucos meses. O número de visitantes e contatos gerados aumentaram de forma expressivas, como também o site ficou melhor posicionado nos resultados de pesquisa do Google.

 

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Figura 7 – Relatório de visão geral do público-alvo

Fonte: Google Analytics (2013)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebeu-se  que  o  SEO  é  fundamental  no  dia-dia  das  organizações  que possuem um site, a otimização de Websites para os mecanismos de busca possibilita as empresas serem localizadas facilmente, pelo fato de estarem bem posicionadas nos resultados de busca orgânicas, reflexo disso, alavanca a divulgação, venda de produtos e valorização da marca. Não adianta ter um site bonito, se ele não é eficiente e bem estruturado, quando não aparece bem posicionado nos resultados de busca, o site é praticamente inexistente para milhares de pessoas.

Destaca-se  o  método  da  criação  de  palavras-chave  para  potencializar  a indexação  do  Website  na  representação  dos  conteúdos  eletrônicos,  fator  que  é considerado um dos principais pilares do SEO, impulsionando o buscador e levar a informação de maneira simples e rápida para o usuários que estão fazendo a busca.

Palavras-chave são extremamente importantes quando usamos a publicidade paga nos mecanismos de busca, para garantir o alcance do público-alvo nos links patrocinados  é  necessário  estudar  e  escolher  as  melhores  palavras-chave  que realmente condizem com os conteúdos acessíveis no Website.

Outro fator determinante para o sucesso do Website é o tempo de carregamento das  páginas,  sites  lerdos  que  não  carregam  as  páginas  corretamente  e  travam constantemente não causam uma boa experiência de navegabilidade para o usuário, com base nessas informações o Google tende a posicionar esse site fora das principais posições.

É um desafio saber quais serão as novas atualizações referente a algoritmos dos buscadores,  devido  a  constante  atualização  das  informações  na  Web,  assim, profissionais da área devem estar sempre antenados as atualizações e tendências do mercado digital.

 

REFERÊNCIAS

GABRIEL, Martha. SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca 2. Edição Novatec. (2012)

GREGORIO, Bruno,. SILVA, Fabricia, JOSÉ, Gilmar. SEO: Estudo de caso do site “Detona Host” antes e depois da aplicação de técnicas de otimização do serviço de marketing de busca. Belo Horizonte/MG, 2011. Disponível em: < http://www.oficinadapesquisa.com.br/PROJETOS/PROJETO_SEO.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2014

LEDFORD, Jerri L. SEO: otimização para mecanismos de busca: Bíblia. Rio de Janeiro: Alta Books. (2008)

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Porto Alegre: Bookman. (2001)

REEDY, Joel. Marketing eletrônico: integrando recursos eletrônicos ao processo de marketing. 2. ed.São Paulo: Thompson (2007)

ROTHMAN, Paula. Google faz 450 milhões de buscas inéditas por dia. Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/09/google-faz-450-milhoes-de-buscas-ineditas-por-dia.shtml> Acesso em: 25 de fevereiro de 2014

SIROVIC, Jaimie.Professional Search Engine with PHP: A Developer’s Guide to SEO- Wiley Publishing, Inc. (2007)

SOUZA, Kahuê. SOILA, Mariana. SANTOS, Vinicius. Marketing de otimização de busca , Marilia/SP. (2010) Disponível em: <http://aberto.univem.edu.br/bitstream/handle/11077/511/Marketing%20de%20otimiza% C3%A7%C3%A3o%20de%20busca.pdf?sequence=1> Acesso em: 26 de fevereiro de 2014

TEIXEIRA, Paulo Rodrigo. SEO otimização de sites: marketing de busca como estratégia para empresas. Rio de Janeiro/RJ: P.R. (2008)

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar.  SãoPaulo: Novatec.(2009)

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: O guia definitivo de Marketing Digital. 3 Edição, Novatec.(2010)

 

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